terça-feira, 10 de julho de 2012
HOJE 10/07/12, 44 ANOS DA MORTE DO INESQUECÍVEL ROSIL CAVALCANTE
Compositor e animador de programas de rádio e televisão, Rosil de Assis Cavalcanti nasceu a 20/12/1915, em Macaparana.
Funcionário do Ministério da Agricultura, em 1943 foi transferido para Campina Grande, PB, onde iniciou a carreira de compositor. Autor de 130 canções, algumas delas em parceria com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros.
Suas canções mais famosas: “Sebastiana” (gravada por vários intérpretes, como Jakson do Pandeiro, Gal Costa, etc.), “Na Base da Chinela”, “Quadro Negro”, etc.
Como animador, usava o nome de “Zé Lagoa”, um tipo engraçado que criou e que fez muito sucesso na televisão e, sobretudo, no rádio. Atuou nas rádios Borborema e Caturité e na TV Borborema, todas de Campina Grande.
Nunca gravou uma de suas canções porque reconhecia que tinha “pouca voz”. Na Rádio Borborema, também apresentou o programa Radar, um noticiário policial recheado de humorismo. Compunha todos os gêneros da música regional nordestina (baião, xote, coco etc.).
Morreu em Campina Grande, a 10/07/1968.
Foi homenageado na época também pelo meu pai que cantou em sua homenagem a música 10 de julho, letra que faz reverência a importância e morte de Rosil Cavalcante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário