sábado, 19 de maio de 2018
Elino Julião Júnior: tradição e talento no forró quem vem do berço
Filho de uma das grandes referências do forró, o cantor e compositor norte-riograndense Elino Julião e também da cantora e compositora Paraibana Lucymar, Elino Julião Júnior que é natural de Recife-PE, e que atualmente mora em Campina Grande – PB traz na veia a tradição e o talento do autêntico forró pé-de-serra.
Desde cedo este artista vive o cotidiano de um rico universo musical, isto graças ao convívio familiar artístico propiciado pela profissão de seus pais. Elino Julião Júnior cresceu em uma rotina diária de muita musicalidade, isto assistindo a ensaios musicais, vendo os pais escreverem letras de músicas e também lhes acompanhando em shows por todo o Brasil.
“Eu vivia neste universo artístico, e foi justamente observando toda a criação artística de meus pais que o gosto, o encanto e paixão pela arte musical fluíam cada vez mais dentro de mim”. (Elino Julião Júnior).
O primeiro trabalho fonográfico gravado por Elino Julião Júnior foi no ano de 1998. Na oportunidade ele, ao lado de sua mãe, a cantora Lucymar e também de seus irmãos: André Julião, e Priscila Julião, criaram a Banda Brisa, que em seu repertório tocava forró pé de serra.
Mais tarde no ano de 2000, novamente em família, Elino Julião Júnior participou do projeto “A família do forró”, outro trabalho fonográfico voltado para gênero musical forró. Já em 2002, dando continuidade a sua produção artística e musical, o jovem forrozeiro criou com os irmãos a banda “Os manos”.
Durante todos estes primeiros trabalhos, Elino Julião Júnior conseguiu conciliar a vida artística com os estudos, e com o apoio incondicional de sua mãe formou-se em Educação Física e mais tarde se Pós-graduou em Psicomotricidade, ambos os cursos pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
No ano de 2004 Elino Julião Júnior entrou em uma nova fase artística e decidiu cantar em carreira solo. Mais tarde, no ano de 2008, após dois anos do falecimento do pai, o jovem forrozeiro abraçou a responsabilidade de dar continuidade a história musical de Elino Julião, gravando seu primeiro trabalho solo, intitulado “Elino Julião Júnior e forrozão Relampiou” Vol. I. Este primeiro trabalha de Elino Julião Júnior traz 11 regravações de músicas do pai e uma música inédita composta pelos irmãos Elino Julião Júnior e André Julião.
Em suas apresentações artísticas Elino Julião Júnior canta sucesso do pai, como as músicas: “Puxando Fogo, Vou pra Tamarineira, O Rabo do Jumento, Na Sombra do Juazeiro, A festa do Senhor São João, A Deusa do Mercado São José e muitos outros sucessos".
Durante o ano, e principalmente no período junino, este jovem forrozeiro realiza shows que trazem um repertório musical que dá ênfase as músicas do pai, isto por terem nas letras o compromissado com a cultura popular nordestina e consequentemente com o autêntico forró. As músicas cantadas por Elino Julião Júnior são verdadeiras crônicas sobre o cotidiano da vida do nordestino, que representam a cultura popular da região e que foram imortalizadas na voz de seu pai, Elino Julião.
Além de cantar em seus shows as músicas do pai, mantendo viva a obra do mestre Elino Julião, O jovem forrozeiro também canta nos shows músicas de outros artistas, como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, do Trio Nordestino, Lucymar, além de músicas compostas em parceria com o irmão André Julião.
Em carreira solo Elino Julião Júnior já lançou quatro CD’s, e dando continuidade a sua produção artística neste ano de 2018 acaba de lançar um novo single, intitulado “Preciso Te Ver”, um xote romântico composto em parceria com o irmão André Julião que está embalando os corações apaixonados nesse São João de 2018.
Texto de André Luiz da Silva
Jornalista
DRT 2641
quarta-feira, 9 de maio de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)